2 May 2025 07:36

Luiza Mussnich: 'A poesia usa das mesmas palavras que a gente usa para comprar pão, para falar com cachorro, para pedir um copo de água, mas ao mesmo tempo ela tem uma outra espessura.'

"Eu acho que ser poeta ou não ser poeta não tem a ver só com escrever versos ou não. Acho que tem a ver com uma maneira de a gente estar no mundo, de a gente se relacionar com o mundo."

Luiza Mussnich nasceu no Rio de Janeiro, em 1991. É mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio e autora dos livros de poesia “Todo o resto é muito cedo” (Bazar do Tempo, 2024) ; “Tudo coisa da nossa cabeça” (7Letras, 2021) e “Lágrimas não caem no espaço” (7Letras, 2018). Tem poemas publicados em suplementos literários como o jornal Rascunho e o caderno Pensar do jornal Estado de Minas. Colaborou para as revistas Piauí, 451 e Vogue Brasil.

Aproveitámos uma visita sua a Lisboa para gravar este podcast, e foi um belo encontro, uma vez que só nos conhecíamos virtualmente.

Luiza trouxe 10 poemas para a conversa, que listamos abaixo, e mais umas surpresas curtas, a que chamou 'bónus', e que deixamos para o final da conversa.

Poemas:

1 – Cristina Peri Rossi, A Paixão

2 – Vinicius de Moraes, Poética

3 - Laura Wittner, ‘vão meus filhos uns metros à frente’

4 – Mary Oliver, ‘Mistérios, sim’

5 – Laura Erber, ‘eu também quero sentar ao teu lado atrásdas cortinas fechadas’

6 - Anne Stevenson, O casamento

7 – Álvaro de Campos/ Fernando Pessoa, Poema em linha recta8 – Julio Cortázar, O Futuro

9 – Paulo Leminski, ‘os dentes afiados da vida’

10 – Carlos Drummond de Andrade, Poema de sete faces


Отзывы


Podcastly – лучшая платформа для любителей подкастов. Более 10 миллионов аудио контента доступных на Android/iOS/Web/Desktop и Telegram.