Um levantamento recente do Banco Central revelou um dado alarmante: os pedidos de reembolso por golpes via Pix, feitos por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), quase dobraram em 2024, somando R$ 10,2 bilhões. Apesar disso, apenas 31% dos casos resultaram na devolução do dinheiro. O que trava a recuperação? Como agir após cair em um golpe?
No novo episódio do Podcast Canaltech, conversamos com Clara Bastos, responsávcel pela área juridica, regulatória e de risco da Aarin, empresa de tecnologia financeira, que explica em detalhes como o MED funciona na prática, quais tipos de golpe podem ser enquadrados no sistema e por que a taxa de reembolso ainda é tão baixa.
A entrevista também traz orientações práticas para quem foi vítima de fraude e mostra o que muda com o MED 2.0, nova versão que o Banco Central deve lançar em 2026 com promessas de rastrear valores mesmo quando espalhados por diversas contas. Além disso, a partir de agosto de 2025, os aplicativos bancários terão um canal direto para registro de queixas relacionadas ao Pix, o que deve facilitar e agilizar o processo de contestação.
Você também vai conferir:
Este Podcast foi roteirizado e apresentado por Fernanda Santos e contou com reportagens de Emanuele Almeida, Paulo Amaral, João Melo e Vinicius Moschen. A trilha sonora é de Guilherme Zomer, a edição de Jully Cruz e a arte da capa é de Erick Teixeira. Você escuta o Podcast do Canaltech de segunda a sexta-feira.
See omnystudio.com/listener for privacy information.