18 de setembro de 1950. Uma data marcante para a vida nacional: o dia da inauguração oficial da televisão no Brasil. E foi o empresário das comunicações Assis Chateaubriand, o Chatô, que possibilitou o início desse novo meio decomunicação. Por intermédio da TV Tupi, o país pôde experimentar a sensação que outros lugares já vivenciavam ao acompanhar um programa pela TV. Nosso país foio 6º do mundo e o primeiro da América Latina a contar com a nova maravilha tecnológica.
A transmissão inaugural acontece com o Show na Taba, o primeiro programa da TV brasileira, que conta com a participação, entre outros, de Homero Silva e Lolita Rodrigues. Antarctica, Talheres Wolf, Sulamérica Seguros e Moinho Santista foram os patrocinadores dessa primeira transmissão.
Neste episódio especial, ouça a leitura do poeta, escritor e professor Reynaldo Bessa para o prefácio do livro "A Hollywood Brasileira - Panorama da telenovela no Brasil", de Mauro Alencar. Escrito por Lima Duarte com o título de Amigos, Tardes e Petecas, o texto traz uma fotografia do início da TV mesmo antes de sua fundação e da importância das telenovelas no curso dessa história.
Capítulos:
00:00 Abertura
01:34 Reynaldo Bessa lê "Amigos, Tardes e Petecas", texto de Lima Duarte sobre o início da TV no Brasil
12:12 Achados do Espaço: entrevista de Lima Duarte sobre o tempo em que trabalhava como sonoplasta da Rádio Tupi
14:05 Como votar no Peças Raras no Prêmio MPB - Melhores Podcasts do Brasil