27 Jan 2026 12:54

Ato de Nikolas tem apoio de Michelle / PT teme efeito eleitoral

Confira os destaques de Os Pingos nos Is desta segunda-feira (26):

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e aliados encerraram neste domingo a Caminhada pela Liberdade com um ato que reuniu milhares de pessoas em Brasília. O deputado afirmou que o movimento nasceu de uma indignação pessoal e teve como objetivo despertar os brasileiros para temas políticos e institucionais.

O deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que integrantes da esquerda comemoraram o raio que atingiu participantes da Caminhada pela Liberdade, em Brasília. O parlamentar classificou o episódio como um retrato do ódio político e destacou que foi um milagre ninguém ter morrido.

Integrantes do PT e do governo avaliam que a caminhada organizada por Nikolas Ferreira pode ter sido o início informal da campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026. Diante da mobilização da direita, o governo já discute medidas para reagir e recuperar a atenção da opinião pública.

O presidente do STF, Edson Fachin, defendeu a criação de um código de conduta para ministros e afirmou que a Corte precisa se autolimitar para evitar interferência externa. Fachin reconheceu resistência interna e disse que parte dos ministros prefere adiar o debate por ser ano eleitoral.

Levantamento com dados do Ministério da Justiça mostra que oito dos dez estados com mais mortes violentas em 2025 são governados por políticos alinhados à esquerda ou centro-esquerda. O cenário reforça o debate sobre segurança pública e os diferentes resultados entre governos de esquerda e direita.

A cidade de São Paulo registrou mais de 150 mil roubos e furtos de celulares no último ano, o equivalente a 17 aparelhos por hora. Mesmo com programas de rastreamento, apenas cerca de 10 mil celulares foram devolvidos aos donos, reforçando a sensação de insegurança na capital.

O governo informou que o presidente Lula (PT) conversou por telefone com Donald Trump e acertou um encontro em Washington nos próximos meses. A ligação tratou da situação na Venezuela e ocorreu após Lula criticar publicamente a ação militar dos Estados Unidos no país vizinho, levantando questionamentos sobre a mudança de tom do Planalto.

Dados do Portal da Transparência mostram que o governo Lula (PT) já gastou R$ 7 bilhões com viagens em três anos de mandato. A média de despesas supera a registrada nas gestões de Jair Bolsonaro e Michel Temer, com destaque para gastos dos ministérios da Justiça, Defesa, Educação e Meio Ambiente.

Após divergências internas no PL em Santa Catarina, Jair Bolsonaro pediu que o governador Jorginho Mello organize a direita e resolva a disputa pela vaga ao Senado. A pré-candidatura de Carlos Bolsonaro tem gerado atritos com a deputada Carol de Toni, e o ex-presidente também solicitou a interferência de Valdemar Costa Neto.

Você confere essas e outras notícias em Os Pingos nos Is.


Отзывы


Podcastly – the best platform for podcasters and podcast lovers. More than 10 millions of audio content that available on Android/iOS/Web/Desktop and Telegram.