Eis que tivemos a oportunidade de fazer uma ruma de perguntas para o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no cargo há 2 anos e meio, e que deverá pleitear a reeleição no ano que vem.
Diferente da entrevista que fizemos com ele no final do ano passado, quando falamos mais da conjuntura política da ocasião, dessa vez nos concentramos especialmente no que tem acontecido no Ceará, com perguntas nas mais diversas áreas: economia, segurança, saúde, educação, meio ambiente.
Mas claro que também falamos de política, já que 2026 está logo aí. Sobre a gestão, o governador falou: dos riscos do tarifaço do Trump para a economia cearense e que medidas pode adotar; do problema gigantesco das facções; da fila por cirurgias eletivas que segue imensa no Ceará; da falta de professores nas universidades cearenses; das polêmicas ambientais, como a liberação do uso de drones para pulverização de venenos e a construção de uma estrada nas dunas no Aquiraz.
Sobre política, falou do caso Júnior Mano e da relação com os aliados, o futuro da vice Jade Romero, e falou das estratégias de seus opositores, entre eles Ciro Gomes, Roberto Cláudio e André Fernandes.
Não à toa o episódio ficou imenso, mas vale demais a pena ouvir. Depois conta pra gente o que você achou das perguntas e respostas e se gostaria que tivéssemos perguntado algo a mais.
Apoie o podcast: apoia.se/ascunhaspodcast; PIX para a chave [email protected]; ou pelo Orelo.cc/ascunhas
Produção: Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes
Estúdio de gravação: Pro Produções
Apoio nas redes sociais: Ponto Indie
Trilha sonora: Barruada Gagá (Breculê)