As reflexões sobre o patrimônio imaterial são bem recentes se comparadas ao patrimônio "de pedra e cal". Como a Geografia tem feito as discussões de patrimônio, tanto material quanto imaterial? De que forma podemos estabelecer um diálogo entre patrimônio, espaço e subjetividades? Como podemos articular patrimônio e emoções? O que seria o patrimônio afetivo? Essas são algumas reflexões que abordamos neste episódio do nosso podcast, a partir da conversa com a Prof. Me. Milaine Pichiteli, doutoranda em Geografia pela USP e a Profa. Dra. Marcia Alves (UFMT). No bate papo buscamos entender o papel ativo das pessoas, suas experiências, histórias de vida, interesses e outros elementos entendidos como parte da esfera subjetiva para pensar as políticas patrimoniais, trazendo o recente debate sobre o "patrimônio afetivo".
_______
Edição e arte: Jefferson Emerick (UFMT)
_______
Quer conversar, participar do nosso podcast, enviar comentários, dúvidas ou sugestões? Escreva para: [email protected]
Acesse nossa página do Facebook e do Instagram @hpgeoufmt
_______
Participantes
Profa. Dra. Marcia Alves - Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFMT. Coordenadora do Projeto de Extensão Podcast "Geografia pra que(m)?" e integrante do grupo de pesquisa HPGEO (UFMT). Pesquisa temas relacionados à Geografia Cultural, Geografia Humanista, Geografia Urbana e Epistemologia da Geografia, com ênfase nas discussões da Geografia das Emoções.
Prof. Me. Milaine Aparecida Pichiteli - Doutoranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui Graduação em Geografia/ Licenciatura na Universidade Estadual de Maringá/UEM. Atuou como Bolsista de Iniciação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - UEM)(2014-2015) e como Diretora Presidente e fundadora da CONGEOjr- Empresa Júnior de Geografia (UEM)(2015). Desenvolveu Projetos de Iniciação Científica (PIC-UEM)(2015) na área de Educação com foco na Geografia.
_______
Indicações
Filmes: Narradores de Javé - Escrita da história (2003), Bacurau (2019)
Rota da Ancestralidade - Kizomba; Facebook: @kizombarotadaancestralidade
Longa Metragem Festival Eco Falante: “Patrimônio”